terça-feira, 30 de junho de 2009

educação

As pessoas pedem, pedem, pedem, exigem, querem e NADA fazem além de reclamar. Os pedintes esgotam os que fazem porque, por tudo correrem a fazer, sequer pensam em pedir. Talvez porque, mesmo tendo pedido alguma coisa, essas mal foram atendidas. Quem nunca ganhou nada de ninguém, vai atrás. Quem pede e recebe tudo aquém do mínimo exigido, desiste de pedir.

Auto-suficiência é um defeito de quem perdeu a confiança nos outros. Não confiar depende das exigências que criamos, tanto para si como para o resto. Sem exigir, melhor seria não ter “evoluído” para as normas e retidões da civilização.

A má-vontade dos homens se deve ao fato de terem deixado de serem bichos e ainda não terem conseguido ser outra coisa que não horríveis humanos. Fazendo parte dessa humanidade hoje na escola aporrinhando matérias que seria melhor ignorarem. Enquanto os que amam sua matéria não conseguem dela cuidar e viver bem seus estudos, pois precisam policiar corpos que não querem nem saber o que as matérias têm a dar. Tudo porque hoje não são permitidos mais escravos. Nesse mundo onde todos são servos, os que amam o mundo e toda matéria que pode se conhecer dele, vivem sob o jugo de hordas que, por ignorância quista, o destroem. Ao invés de cuidar da arte dos que da Terra deveriam ser Senhores, se acham senhores de si mesmo e não respeitam nada. O projeto educacional libertário moderno está acabando com a terra com a tola pretensão de que qualquer um pode. Só deveria ser alguma coisa aquela que respeita o ar, a terra, as plantas, os animais, as águas e o fogo divino da vida que nos aquece.

Um comentário:

Guilherme Franco disse...

Canto contigo.
Triste é ser utópico,
mas belo é romântico.